Madrid, 19 de outubro de 2023

A MOG participou na mesa-redonda Frontiers in Gynaecological Cancer, que decorreu em Madrid, com coordenação da GSK e da World Ovarian Cancer Coalition, organização mundial à qual pertencemos.

Numa excelente e muito produtiva sessão de trabalho com especialistas, investigadoras e representantes de associações de doentes, debateu-se sobre as questões mais prementes que têm impacto sobre a vida das pessoas com cancros ginecológicos e refletiu-se em soluções e estratégias futuras.

A MOG foi convidada a apresentar a petição “Nenhuma mulher portuguesa com cancro do ovário deixada para trás”, que realizámos este ano e que foi submetida à Assembleia da República no passado mês de maio. Ao painel, demos conta do objetivo da petição, da desigualdade existente em Portugal no acesso a medicamentos inovadores já aprovados pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA) para mulheres com cancro do ovário, e usados em muitos países da UE, mas que o Infarmed ainda não aprovou para todas as mulheres com esta doença.

Agrademos à GSK o convite para integrar os trabalhos desta iniciativa.